quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PRINCIPIOS GERAIS

I – A UNEGRO – União de Negros Pela Igualdade – Movimento Negro que estabelece a luta política pelos direitos da população negra reitera seus princípios e compromissos com a luta pela superação do racismo, do machismo e das desigualdades de classes sociais que marcam o sistema capitalista. Afirma e desenvolve sua compreensão de que o racismo e o machismo são ferramentas de opressão que aprofundam as desigualdades sociais e cristalizam relações de dominação, principalmente na sociedade capitalista, resultando em exclusão de milhões de pessoas do acesso aos bens econômicos, sociais e culturais no Brasil e no mundo. À luz dessa compreensão, a UNEGRO assume o desafio de articular à luta anti-racismo com a luta pela superação do capitalismo e da opressão de gênero. Compreendemos que os séculos de práticas racistas e machistas estruturaram subjetividades no pensamento humano que contribuem significativamente com a opressão, assim, podem sobreviver à queda da ordem atual se não for concomitantemente superada.

II – A UNEGRO trabalha para a solidariedade e unidade do Movimento Negro e dos segmentos populares que sofrem outras formas de opressão, com o objetivo de acumular forças e de construir agendas que favoreçam a formação de uma nova sociedade, com justiça social e econômica, solidariedade entre todas as raças, povos e etnias. Por isso, incentivamos a participação da população negra e de nossa militância nos partidos, sindicatos, associações populares, universidades, administrações publicas, etc.
III – A concepção política da UNEGRO é de uma entidade anti-racista, emancipacionista e classista, pois consideramos necessário articular a luta contra as opressões de raça, gênero e classe que dão sustentação ao padrão de acumulação de riquezas no Brasil desde o período da escravidão até o momento atual do capitalismo dependente, e que radicaliza a exclusão social nesta etapa neoliberal em que vive a sociedade.
O racismo, diferentemente do preconceito e da discriminação, tem aspecto estrutural e se define como um dos mecanismos sistêmicos que impedem a inserção socioeconômica da população negra. Por isto, a luta pela equidade social é a nossa meta e ela passa, necessariamente, pelo avanço da consciência política da população negra e pela sua organização.







FINALIDADES E COMPETÊNCIAS

A UNIÃO DE NEGROS PELA IGUALDADE (UNEGRO) tem como finalidade:
I - A luta contra o racismo em todas as suas formas de manifestação;
II - O empenho na preservação e desenvolvimento da cultura negra;
III - A defesa dos direitos culturais da população negra;
IV - A solidariedade e apoio aos povos africanos e oprimidos de todo o mundo;
V - O estímulo à participação política da população negra na definição dos destinos do país;
VI - A luta pelo exercício da cidadania negra em todos os setores da vida social do país;
VII - A defesa de uma sociedade justa, fraterna, sem exploração de classe, de raça ou exploração baseada nas desigualdades entre os sexos; e,
 VIII - Incentivar políticas públicas de combate ao racismo e quaisquer outras formas de opressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário